Azia? E agora, como evitá-la na gravidez?

A azia é bem comum durante a gestação, por conta das alterações físicas e hormonais. A digestão acontece mais lentamente e os gases no estômago aumentam, podendo levar ao refluxo. Em resumo, na teoria é bem ruim, na prática pior, agora, a pergunta que não quer calar: como evitar azia na gravidez? 

Embora seja um sintoma típico desse período, existem algumas formas de minimizar o desconforto, aproveitando melhor essa fase tão especial e cheia de novidades. Confira abaixo algumas dicas para diminuir esse mal chamado azia.

Faça pequenas refeições! É normal sentir mais fome durante a gravidez, afinal, o corpo está em constante transformação. Para não ter aquela sensação de estômago vazio e, ao mesmo tempo, evitar azia, o ideal é comer porções menores e mastigar bem os alimentos, facilitando a digestão. 

Procure não ingerir cafeína. Alimentos e bebidas que contenham cafeína não devem fazer parte da sua dieta, pois enfraquecem a válvula cárdia — que fica entre o esôfago e o estômago —, fazendo com que as substâncias que estão no estômago volte para o esôfago, causando, assim, a azia.

Você é daquelas pessoas que ingere líquidos nas refeições? Então, evite esse hábito. Ingerir água ou suco, por exemplo, junto da comida aumenta a distensão do estômago, favorecendo o retorno dos ácidos estomacais ao esôfago. É extremamente importante beber muita água durante a gestação, contudo, o ideal é que isso seja feito aproximadamente 30 minutos antes ou depois das refeições e em maior quantidade durante o dia.

Pronta para seguir as dicas e não se sentir mais desconfortável? Depois nos conta como tem sido esse período para você. 😉❤

Confira nossos últimos post para ficar por dentro de tudo que rola aqui no blog da Nasce.

Gravidez e trabalho: Como conciliar?

Dica de amiga 😉 5 coisas que toda mãe de primeira viagem deve saber