Dores na gravidez: o que é normal e o que não é

Durante a gravidez o corpo da mãe passa por múltiplas alterações à medida que se adapta ao bebé em crescimento. Apesar de ser natural e necessário acontecer pode, por vezes, ser desconfortável, não é verdade mamães? Mas, no meio de tanta transformação, é importante saber que ocorreram dores e quais as dores na gravidez que são normais e quais as que são fonte de preocupação.

Dores mamárias

A dor nas mamas é, uma dor normal e a maior parte das vezes, um dos primeiros sintomas de gravidez. <3 Durante a gravidez as mamas podem estar bastante sensíveis, o que se deve às alterações hormonais.

Para além de ficarem mais sensíveis, o seu volume também aumenta. Posteriormente pode ainda dar-se escurecimento dos mamilos e da auréola, bem como aumento dos vasos locais, pois seu corpo está se adaptando a chegada do leite materno.

Dor lombar

É normal e comum na gravidez, as dores lombares, e deve-se a fatores mecânicos resultantes da alteração da postura, fraqueza muscular e laxidez ligamentar, característicos da gravidez.

Mas cuide! Existem fatores de risco, como: dor lombar prévia à gravidez; dor lombar numa gravidez anterior; gestação múltipla; índice de massa corporal elevado, normalmente agrava à medida que a gravidez avança, e costuma resolver no pós-parto.

Dor nas Pernas

A dor nas pernas é normal durante a gravidez e pode ter diferentes origens. Deve contudo estar atenta a sinais de alarme.

A dor de origem músculo-esquelética é frequente, sendo responsável pela sensação de cãibras, principalmente no último trimestre da gravidez. As cãibras devem-se a contrações musculares dolorosas e surge principalmente a nível da barriga da perna durante a noite.

Então, mamães, se ocorrer uma cãibra vocês devem: alongar os músculos da barriga da perna (levantando os dedos dos pés); caminhar; abanar um pouco as pernas e depois elevá-las, assim como outras atitudes que podem te ajudar. <3

Em dúvidas dessas dores ou outras, a gente pode te aconselhar, como sempre, é apenas vir até nossa casinha. <3 A Nasce sempre está com você!

Confira nossos últimos post para ficar por dentro de tudo que rola aqui no blog da Nasce.

Como cuidar do cordão umbilical do seu bebê?

Meu filho vai ser um neymar ou uma marta? 😉 Ou será que tem algum por que os bebês chutam dentro da barriga?