Mitos e verdades sobre o sono do bebê

 

Cada bebê é único, essa é a verdade mais uniforme, assim não existindo receita pronta quando o assunto é os nossos pequenos. Mas as dúvidas, principalmente das mamães de primeira viagem, são muito frequentes e normais. Pra tirar algumas dúvidas sobre essas questões, trouxemos alguns mitos e verdades que envolvem o sono dos pequenos.

 

// Se o bebê não tirar nenhuma soneca durante o dia, dormirá a noite inteira.

Mito! Conforme vai crescendo o bebê vai passar a ter um sono mais noturno do que diurno, mas as sonecas são fundamentais. Principalmente nos primeiros meses.

//Não é aconselhado dormir com a barriga cheia.

Verdade! O peso da comida no estômago da criança pode provocar algum mal-estar. Recomendam-se apenas alimentos de fácil digestão à noite e quando a criança apenas se alimenta do leite materno, deve-se esperar o bebê arrotar para minimizar o risco de regurgitar.

//Toda criança aprende sozinha a dormir.

Mito! Poucos são os bebês que desenvolvem sozinhos a capacidade de dormir, na maioria dos casos é preciso que a criança seja ensinada a dormir: isso acontece com o balançar, por exemplo.

//Depois do primeiro mês de vida não é mais preciso acordar o bebê que dorme a noite inteira.

Verdade! No primeiro mês, essencialmente, a criança não deve ficar mais de seis horas sem se alimentar. Depois desse período, de fato não é mais preciso acordar o bebê no meio da noite, apenas acompanhar se está ganhando peso e se desenvolvendo adequadamente.

Você ainda tem mais algumas dúvidas? Tira um dia livre e vem na Nasce, assim podemos ver o que é mito ou verdade do seu pequeno (a). <3

 

Confira nossos últimos post para ficar por dentro de tudo que rola aqui no blog da Nasce.

Verão para as gestantes

Estresse na gestação afeta o crescimento do bebê?